Quarta, 12 Setembro 2018

Pains é um dos 3 Municípios de Minas Gerais com maior nota no Ideb

Pains é um dos 3 Municípios de Minas Gerais com maior nota no Ideb Foto: Arquivo Asscom

Ana Luiza Rabelo

O Município de Pains é destaque, no que diz respeito a educação. Tem apresentado um ensino de qualidade. A nota do Índice de Desenvolvimento na Educação Básica (Ideb) comprova essa afirmativa. Pains está entre as três cidades do Estado com a maior nota, na avaliação de 2017, registrando a marca de 7,6 – numa escala de 0 a 10. Esta foi a maior nota obtida pelo município desde 2007, ano em que o Ideb foi criado. O Município já superou a meta prevista para o ano de 2021, que é de 7,2. Esta é mais uma marca de sucesso conquistada pelo Administração Municipal, que se preocupa cada vez mais em oferecer aos alunos uma educação de qualidade.

O que é o IDEB?

IDEB é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino. O IDEB funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. Para tanto, o IDEB é calculado a partir de exames aplicados pelo INEP. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.

Alunos que participam desta avaliação

Na rede pública municipal de ensino, participam alunos da 4ª série (5º ano do Ensino Fundamental), portanto, alunos com 10 anos.

Como este indicador é calculado

O IDEB é calculado a partir de dois componentes: taxa de rendimento escolar (aprovação) e médias de desempenho através da PROVA BRASIL que avalia Lingua Portuguesa e Matemática em um indicador de 0 a 10.

Escola participante

Escola Municipal Professor João Batista Rodarte

Avaliação feita pelos alunos

A PROVA BRASIL, aconteceu em outubro de 2017

Para que serve o IDEB

Com o Ideb, ampliam-se as possibilidades de mobilização da sociedade em favor da educação, uma vez que o índice é comparável nacionalmente e expressa em valores os resultados mais importantes da educação: aprendizagem e fluxo. O Ideb também é importante por ser condutor de política pública em prol da qualidade da educação. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade do PlanodeDesenvolvimento da Educação (PDE) para a educação básica. O Plano de Desenvolvimento da Educação estabelece como meta que em 2021 o Ideb do Brasil seja 6,0 – média que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável a dos países desenvolvidos.