Sexta, 24 Setembro 2021

Secretaria Municipal de Cultura participa da 15ª Primavera de Museus

Secretaria Municipal de Cultura participa da 15ª Primavera de Museus Foto: Pedro Henrique Oliveira

....Luanna Oliveira

A Secretaria Municipal de Cultura por meio do Museu Arqueológico do Carste do Alto São Francisco – MAC participa da 15ª Primavera de Museus que traz o tema Museus: Perdas e Recomeços. O evento é coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Os museus têm em seus acervos materiais do que restaram, memórias de momentos que se acabaram, lembranças de emoções na materialidade dos objetos, tornando-se grandes sentimentos e experiências que a humanidade viveu ao longo da existência!

Em Pains, a atividade foi realizada de forma virtual, através de uma produção de vídeo que retrata o poema Resíduos, um clássico de Carlos Drummond de Andrade que nos remete a perda, a qual estamos todos sujeitos. O poema relembra algo que acabou, que se perdeu, mas que os sentimentos e as memórias ainda existem. Carlos Drummond cita seu poema com a certeza: (...)/fica sempre um pouco de tudo. De certo modo, nós somos como museus e guardamos algo que ainda vive em nós.

“De tudo ficou um pouco... Do meu medo. Do teu asco. Dos gritos gagos. Da rosa ficou um pouco (…) Ficaram poucas roupas, poucos véus rotos pouco, pouco, muito pouco.” Carlos Drummond de Andrade