Quinta, 12 Março 2020

CRAS realiza roda de conversa em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

.....Luanna Oliveira / Fabiana Ferreira

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) realizaram uma roda de conversa, no Rotary Club onde abordaram o tema “As dificuldades enfrentadas pelas mulheres no dia a dia: reflexão, atitude e superação”. O evento contou com a participação de 51 mulheres.

Inicialmente houve uma encenação contando a história de quatro amigas conversando sobre as dificuldades enfrentadas no dia a dia (financeiro, amoroso, saúde, educação dos filhos). No primeiro momento as amigas se apresentaram acomodadas com a situação e não se responsabilizando por sua vida. Priorizando somente as coisas fúteis. No segundo momento, duas delas buscaram apoio profissional e conseguiram perceber novas oportunidades e a necessidade de assumir as rédeas da própria vida, tomando atitudes para alterar a situação de vulnerabilidade.

Após a encenação houve o momento de reflexão e discussão, onde foram apresentadas para as convidadas três perguntas:

1- Quais as dificuldades enfrentadas pelas mulheres no dia a dia?

2- Qual a minha responsabilidade e contribuição para permanência dessas situações?

3- Como superar?

As participantes responderam aos questionamentos com relatos de suas vidas e juntas conseguiram elaborar estratégias para superação das dificuldades.

O encontro pretendeu estimular a auto reflexão de forma a motivar as participantes a serem donas de sua história, reconhecendo as fragilidades e a força presente dentro de cada uma.

A roda de conversa finalizou com a música “Me curar de Mim”, da Flaira Ferro a qual possibilitou uma profunda reflexão sobre o ser mulher: frágil e forte ao mesmo tempo necessitando assim se curar e encarar sua verdade e história.