logo png      

Cultura

         ...Luanna Oliveira

Quem passou pelo Parque de Exposições nos dias 02 e 03 de setembro, apreciou o melhor Festival Gastronômico da região, “Cultura a Gosto”. O evento, com entrada franca, é uma realização da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Cultura e com apoio do Circuito Turístico Grutas e Mar de Minas.

O Festival contou com uma mega estrutura, com espaço para as crianças, cabine de fotos, duas plataformas de vídeo spinner 360º, que é a sensação do momento e o melhor tudo gratuito. Além de várias barracas, com grande variedade de comidas, barraca de chopp pilsen e vinho, barraca de drinks, o evento contou com animados shows que agradaram a todos os gostos. Abrindo o evento, na sexta-feira, a banda Latitude 19 trouxe um repertório animado, de pop rock, dos anos 80; já no sábado, a dupla Vitor e Versol fez uma seleção das melhores músicas do sertanejo, e promoveu um show dançante. Para abrilhantar ainda mais a festa, DJ Kássio Terra tocou todos os dias, as músicas de sucesso, animando o público presente.

O Prefeito Marco Aurélio Rabelo Gomes agradeceu o público que prestigiou o evento e enalteceu o trabalho dos funcionários da Prefeitura. “Essa festa foi feita com muito carinho, pela Prefeitura, para os painenses e visitantes. É uma festa para a família! A prefeitura disponibilizou toda a estrutura para os comerciantes painenses. Agradeço os participantes, o público presente, e cada servidor municipal que não mediu esforço para que o evento fosse esse sucesso todo. O meu muito obrigado!”, destacou o prefeito.

A equipe do IGR Grutas e Mar de Minas esteve presente no Festival e elogiou o evento. “O momento do retorno do Festival de Gastronomia Cultura A Gosto de Pains foi um sucesso, nossa IGR esteve junto nesse momento e fica aqui nossos parabéns a Administração, através da Secretaria de Cultura pelo trabalho impecável, uma festa sensacional e com muita comida boa, incrível ver as cidades da Região em peso no evento,” destaca a gestora técnica, Fernanda Cunha.

O evento, que já faz parte do calendário de festas do Município, tem por objetivo a promoção e divulgação da cidade, fomentando o desenvolvimento econômico, a divulgação dos estabelecimentos do Município, bem como projetar a cidade no cenário gastronômico regional, e incentivar o desenvolvimento do turismo por meio da gastronomia.

...Luanna Oliveira

O melhor Festival Gastronômico da região, “Cultura a Gosto” acontece nos próximos dias 02 e 03 de setembro. Uma organização da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Cultura. O evento conta com o apoio do Circuito Turístico Grutas e Mar de Minas. O Festival é realizado no Parque de Exposições, a partir das 19h30 e vai contar com uma mega estrutura, com espaço Kids para as crianças, várias barracas, com uma grande variedade de comidas, além de uma barraca de chopp, uma barraca de drinks, e animados shows.

O Festival Gastronômico conta com entrada gratuita, uma excelente opção de entretenimento para os Painenses e visitantes.

O evento, que já faz parte do calendário de festas do Município, tem por objetivo a promoção e divulgação da cidade, fomentando o desenvolvimento econômico, a divulgação dos estabelecimentos do Município, bem como projetar a cidade no cenário gastronômico regional, e incentivar o desenvolvimento do turismo por meio da gastronomia.

Confira a Programação:

Dia 02/09 (Sexta-feira)- Banda Latitude 19

Dia 03/09 (Sábado)- Vitor e Versol

Deliciosos Pratos:

- Almôndegas ao Molho madeira e pão de queijo com broinha temperada

- Churrasco com Mandioquinha frita e farofa

- Costela ao Molho Barbecue e Batata com ervas

- Fritas com Bacon e Queijo

- Isca de Frango a Milanesa

- Macarrão na Chapa

- Panqueca Gourmet

- Sanduíche Artesanal

- Tilápia Crocante ao Aioli

- Torresmo de Rolo com batata e cebola em conserva

- Tropeirão

Barraca com chopp geladinho e Barraca com vários drinks e vinho

.....Luanna Oliveira

             O Espaço Mais Cultura Alaor Vicente de Souza, sede da Secretaria de Cultura foi palco do lançamento do livro “A calça rosa e a geladeira azul”, de autoria de Vagna Oliveira e também contou com a presença do escritor Adirson Teles, ambos escritores mineiros.      

     “É um grande prazer receber no Espaço Mais Cultura, um evento que enaltece a literatura, incentiva a leitura e a escrita. Parabéns Vagna! Você é inspiração. Os livros nos trazem sabedoria e cultura,” destaca o Prefeito Marco Aurélio Rabelo Gomes.

     O momento foi marcado de muita emoção e recheado de homenagens e contou com a nobre presença de membros da Academia de Letras do Município de Arcos.

     A Secretária de Cultura Márcia Rabelo juntamente com a equipe organizou todo o evento e recebeu, com carinho, os convidados e familiares da escritora.

     O livro “A calça rosa e a geladeira azul’ reúne 47 crônicas que refletem a memória afetiva, imaginação e criatividade da escritora. Alguns deles: O gosto das maçãs, Os bebês que vinham do avião, A loira do macacão, Coisas de papai, O andarilho, Irmandade.

Conheça mais sobre os Escritores:

Vagna Oliveira

       A escritora Vagna é natural de Pimenta onde permaneceu até os 5 anos e depois mudou-se para o Município de Pains (Comunidade de Mato das Frutas – Distrito de Vila Costina) onde morou quase 30 anos. Graduou-se em Letras, em Formiga, especializando-se em Educação. Iniciou a carreira de professora em 1989. Foi aprovada em três concursos públicos, tornando-se professora nas Redes Municipal e Estadual de Ensino. Reside em Arcos desde 1994. É integrante da Academia de Letras de Arcos.

Adirson Teles

     Adirson Teles nasceu em Luisburgo, na zona da mata mineira, onde viveu os primeiros anos e estreou na literatura em 1999, com a publicação do romance Maré de Vento e, em 2010, foi publicado o segundo livro, Pecados e Segredos Após a Meia-Noite, seguindo a publicação dos livros Uma Vida Entre Nós, 2011; Ferrovia, 2013; Devolva-me à Vida, 2014; A Choupana e Sorriso de Mulher, 2015; relançamento de Maré de Vento e publicação do romance Numa Chuva de Outono, 2016, e participação na coletânea Dois Dedos de Prosa e um Diverso, 2014; Bafagem, 2019.

.....Ana Luiza Rabelo

              

  Nos últimos dias 13 e 14 de julho a Secretária de Cultura Márcia Cristina Rabelo Gomes participou da  2ª edição do Seminário de Turismo e Cultura de Cláudio que teve como tema “A Arte no desenvolvimento turístico dos municípios”.

Estiveram presentes no evento lideranças culturais e turísticas, gestores e prefeitos de toda a região, o que proporcionou a troca de experiências e capacitação das equipes de cultura das nossas cidades, reconhecendo a Arte em todo o seu potencial cultural, turístico e econômico. 

As palestras e debates promovidos trouxeram à tona discussões sobre políticas públicas para a cultura, importância de parceria público-privada, marketing de turismo e cultura além das experiências de sucesso de outras cidades.

....Ana Luiza Rabelo



              

   A Secretária de Cultura Márcia Cristina Rabelo Gomes, participou na última terça-feira, 28, dacerimônia de entrega do projeto Reviva Turismo, da Secretaria de Estado e Cultura de Minas Gerais (Sectur). Durante o eventoocorreuo lançamento da nova logomarca entregue pelo Instituto de Gestão pública e Projetos (IGEPP) e o Circuito Grutas e Mar de Minas, que contempla as cidades de Arcos, Bambuí, Campo Belo, Cláudio, Cristais, Córrego Fundo, Formiga, Iguatama, Lagoa da Prata, Pimenta, Pains, Pedra do Indaiá. O lançamento aconteceu na sede da CDL em Formiga, e contou com a participação de várias autoridades da região.

   A nova logo desenvolvida, representa as diversidades atrativas da região.

Pains integra o Circuito Turístico Grutas e Mar de Minas desde 2006.

Durante vários meses, secretários de turismo, gestores e servidores públicos estiveram envolvidos em reuniões, e capacitações, voltadas para desenvolver um projeto através do edital criado em março deste ano, o Reviva Turismo que possui entre as suas principais metas tornar Minas Gerais em um dos três principais destinos do Brasil, além de difundir o Turismo Regional e o melhor dos nossos municípios, preparar os colaboradores municipais para que possam desenvolver as políticas públicas do turismo com maestria e que a atividade possa gerar empregos, rendas, desenvolvimento econômico para cada cidade.

   O Reviva Turismo é baseado em quatro eixos: biossegurança, estruturação, capacitação e marketing do destino Minas Gerais. O programa foi desenhado conforme as múltiplas potencialidades turísticas do Estado – paisagens naturais e urbanas exuberantes; a singular cozinha mineira; concentração de patrimônios históricos, culturais e da humanidade; complexo de águas e estâncias hidrominerais e toda a mineiridade representada pelo povo acolhedor.

Luanna Oliveira

O último sábado, dia 09, foi marcado por muita emoção e carinho dedicado a escritora Vagna Maria de Oliveira Almeida, que residiu no Município de Pains, por quase 30 anos. O evento Mineiridade: cantos e encantos de uma alma poeta painense foi realizado pela Escola Municipal Padre José Venâncio em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura com o objetivo de valorizar a cultura local pelo olhar da escritora Vagna, que escreve sobre memórias afetivas, em especial, de suas lembranças de quando morou na Comunidade de Vila Costina (Mato das Frutas).

Um de seus contos chamado “Visitas Inesperadas” se transformou em uma peça teatral, e os alunos deram um show de interpretação. O momento levou descontração e nostalgia, pois a história remete a infância vivida pela autora Vagna.

Um bate papo com diversas perguntas à escritora foi realizada pelos alunos, onde ela teve a oportunidade de contar um pouco sobre a sua história com a escrita. O evento foi recheado de surpresas, a escritora Vagna recebeu homenagens dos familiares, professores e alunos.

Pagina 1 de 14

logo png   Brasão de acordo com a Lei Corel png

Prefeitura de Pains

Praça Tonico Rabelo, 164 – Centro

Pains/MG

Fone: (37)3323-1285

CNPJ: 20.920.575/0001-30

Insc. Est. isenta

 

Redes Sociais