Na tarde de ontem (22/05) a Prefeitura Municipal de Pains, através da Secretaria Municipal de Cultura entregou à Banda de Música Santa Cecília, 50 unidades de flautas para compor o acervo de instrumentos musicais da Banda objetivando promover o incentivo ao projeto que será desenvolvido por seu maestro Ênio de Melo Alves, “Ênio Caxico.
O projeto pretende formar novos músicos que futuramente integrem a Banda de Música. O Maestro destaca : “Ações como essas ajudam os beneficiários a resgatarem a sua identidade pessoal e fortalecer os seus laços com a comunidade.”
Destacou também que Interessados em integrar a Banda de Música e participar dos projetos que serão desenvolvidos podem procurar a coordenação da Banda na Rua Doresópolis,Nº379 , Bairro Vila Crispim ( Anexo ao SAMU), e que os ensaios acontecem às 2ª feiras as 19h:30 minutos.
A Secretária de Cultura Márcia Rabelo destacou que: “A música é reconhecida por muitos pesquisadores como uma modalidade que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, desenvolve o raciocínio, concentração além de promover bem-estar, e que a administração municipal orgulha- se e valoriza a importância cultural da Banda para a cultura”.
Oportunamente foi entregue também à Banda um instrumento musical, obtido através de premiação promovida pela FUNARTE – Fundação Nacional de Artes.
UMA ENTIDADE DE HISTÓRIA
A Prefeitura Municipal de Pains, consciente do valor da cultura e memória de seu povo, busca através de ações de proteção e preservação do patrimônio resguardar seu patrimônio, e um deles é a Banda de Música Santa Cecília.
Fundada em 1920 representa uma das maiores instituições culturais do município. O Maestro Ênio de Melo Alves destaca a importância do incentivo aos jovens para continuidade desta manifestação cultural, e o quanto as habilidades aprendidas com sons são importantes no desenvolvimento humano, além de promover a expansão do vocabulário, habilidades de comunicação, formação cultural, e memorização.
A Secretaria Municipal de Cultura através da Biblioteca Pública Municipal “Professora Maria Machado Goulart”, em parceria com o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) executou nos dias 17 e 18 de abril na comunidade de Vila Costina e Núcleo Vida Saudável, o projeto Poesia Mineira, proposto pela Superintendência de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais, em comemoração à III Semana Estadual de Incentivo à Literatura. O projeto contou com a participação da convidada Maria Lúcia Ramalho dos Santos, artesã, onde declamou a poesia ‘Com licença poética’ da escritora e poetisa divinopolitana Adélia Prado, retirada do livro Bagagem de sua autoria. Maria Lúcia declamou também a poesia Saudades da Marlene – Homenagem à Marlene Rabelo do escritor e poeta painense de coração, Joel Gomes, retirado do livro Vida em Poesia de sua autoria. No dia 17 o projeto contou também com os convidados estagiária Jullya e o facilitador de artes e publicitário Vitor Lucas, que no bate-papo entre poesia e cultura explanou sobre arte, pinturas, quadros e pintores pós-impressionistas e romancistas comparando suas famosas obras a poesias. No dia 18, no Núcleo Vida Saudável os mesmos poetas e poesias foram apresentados num bate-papo descontraído. Foi falado também sobre a vida de Guimarães Rosa, suas obras e curiosidades.
A Prefeitura Municipal de Pains por meio da secretaria de Cultura informa que está aberto aos artistas e produtores de cultura do Município, cadastramento através de formulário de inscrição online e física para coleta de dados, para à aplicação de recursos da Lei Paulo Gustavo. As inscrições podem ser feitas de 20 de abril/2023 a 09 de maio/2023 através do link: https://bit.ly/3GYKwrs; do QR code ou na sede da Secretaria Municipal de Cultura, na Rua Vereador Pedro de Paula, 433.
Em seu texto a Lei prevê a liberação de incentivo financeiro para recuperação do setor cultural, depois da pandemia. De acordo com a pasta, até meados deste ano o Município de Pains será contemplado com verba de aproximadamente de R$ 89.843,02 (oitenta e nove mil, oitocentos e quarenta e três reais e dois centavos) liberada através desta Lei.
Ainda segundo a secretaria o valor é destinado ao apoio e produção de audiovisual; capacitação e qualificação no audiovisual, apoio a cineclubes, festivais e amostras; e às áreas da cultura que não fazem parte do audiovisual.
Com o cadastramento será possível mapear a multiplicidade de artistas em geral e diversos grupos e coletivos artísticos, criando pontes de diálogos entre artistas e Município, além de coletar informações que servirão como base de dados ao auxílio emergencial do setor da cultura.
....Luanna Oliveira
O tradicional Carnaval de Pains foi realizado com muita alegria, uma festa onde toda a família pôde festejar com total segurança e tranquilidade. Foram quatro animados shows, que abrilhantaram o evento, além da energia do Dj Mardinho, que tocou todas as noites, os hits de sucesso.
Na sexta-feira, dia 17, a apresentação ficou por conta da dupla Rick e Nogueira. No sábado, dia 18, a Banda Nova York levou toda sua animação ao palco. No domingo, 19, o público contou com o show da dupla Luis Neto e Gustavo. Já na segunda, dia 20, grande show de Fernanda Garcya, que cantou o melhor do axé e fechando com chave de ouro, no dia 21, Dj Mardinho juntamente com a Companhia de Dança Expresso Brasil encerrou a festa. No domingo e na terça houve matinê para as crianças.
Uma superestrutura com tendas garantiu o conforto de quem veio curtir a festa, preparada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura. O evento lotou a Praça Tonico Rabelo.
Pains, cidade hospitaleira, de gente generosa, ordeira e progressista está em festa!
Afinal, este ano comemora 80 anos de emancipação política / administrativa.
O Município, localizado na porção Centro Oeste do Estado de Minas Gerais tem sua história ligada as andanças de bandeirantes , quilombolas e principalmente indígenas que já habitavam esta região.
Anteriormente pertencente ao território de Formiga/MG, aos 31 de dezembro de 1943, pelo decreto-lei número 1.058, obteve a emancipação política/administrativa sendo elevado à categoria de “Município”.
Ao longo de suas oito décadas de emancipação, muitas histórias foram construídas, e desde então, o município vem se desenvolvendo de forma crescente e contínua. Passaram-se os anos e a cidade se firmou como importante representante da produção agrícola e calcária, destacando – se inclusive como modelo de produção do Estado de Minas Gerais.
Atraídos pela qualidade do calcário e a fertilidade da terra muitos fixaram aqui moradia, montaram seus negócios, progrediram auxiliados pelos braços fortes e incansáveis do povo painense. Com o título de “Capital do Calcário” Pains se pauta, através da atual administração de Marco Aurélio Rabelo Gomes na seriedade, compromisso, respeito ao cidadão e desenvolvimento socioeconômico.
A MARCA DA CONQUISTA
Para comemorar os 80 anos de nossa amada Pains, a Administração Municipal lança a logomarca PAINS: 80 ANOS, afinal, é uma data de grande importância e relevância motivo de comemoração e reconhecimento.
Parabéns Pains! Parabéns povo painense que diariamente cumpre sua missão, contribuindo assim com o desenvolvimento do município aceitando o desafio de fazer sempre mais, buscando sempre novos projetos rumo ao progresso, mostrando assim que não existem limites ou fronteiras para alcançarmos nossos objetivos.
Prefeitura de Pains
Praça Tonico Rabelo, 164 – Centro
Pains/MG
Fone: (37)3323-1285
CNPJ: 20.920.575/0001-30
Insc. Est. isenta