logo png      

Cultura

Luanna Oliveira

O último sábado, dia 09, foi marcado por muita emoção e carinho dedicado a escritora Vagna Maria de Oliveira Almeida, que residiu no Município de Pains, por quase 30 anos. O evento Mineiridade: cantos e encantos de uma alma poeta painense foi realizado pela Escola Municipal Padre José Venâncio em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura com o objetivo de valorizar a cultura local pelo olhar da escritora Vagna, que escreve sobre memórias afetivas, em especial, de suas lembranças de quando morou na Comunidade de Vila Costina (Mato das Frutas).

Um de seus contos chamado “Visitas Inesperadas” se transformou em uma peça teatral, e os alunos deram um show de interpretação. O momento levou descontração e nostalgia, pois a história remete a infância vivida pela autora Vagna.

Um bate papo com diversas perguntas à escritora foi realizada pelos alunos, onde ela teve a oportunidade de contar um pouco sobre a sua história com a escrita. O evento foi recheado de surpresas, a escritora Vagna recebeu homenagens dos familiares, professores e alunos.

   .....Luanna Oliveira

            A Secretária de Cultura Márcia Rabelo participou do 2º Encontro Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo realizado nos dias 22 e 23 de março, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte.

            O evento foi uma realização da Secretaria de Estado e Cultura e Turismo – Secult e teve como objetivo debater temas relacionados às políticas públicas de Cultura e Turismo no Estado, além de comemorar o lançamento do Ano da Mineiridade, fato que contou com a presença do Governador Romeu Zema.

            Cerca de 700 gestores municipais dos setores de cultura e turismo participaram do evento, que contou na terça-feira, dia 22, com a Aula Magna “Mineiridade com Cultura e Turismo”; um bate papo com o Secretário de Estado, Leônidas Oliveira; palestra “Descentra Cultura Minas Gerais e seus impactos”, além da exposição dos estudos de casos “As vantagens da urbanidade para cultura e turismo”; “Cidades e a cozinha mineira”, “Marketing das águas em Minas”, “Paisagem cultural – a natureza e as cidades” e “Cicloturismo cultural”.

Já na quarta-feira, dia 23, houve o Encontro setorial para gestores, presidentes e diretoria das IGRs/Circuitos Turísticos e também um encontro dos gestores municipais com Diretoria da Rede Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo.

O evento contou também com discussões setoriais sobre os temas “Marketing da Mineiridade”; “IGRs Turismo e Cultura – Transversalidades”; “Fomento e leis de incentivo” e “ICMS Turístico e Patrimônio cultural, desburocratização” e o lançamento oficial no Ano da Mineiridade, que busca exaltar as características de Minas Gerais.

O Projeto está sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura

 

.....Luanna Oliveira


O projeto de pintura realizado pela Secretaria Municipal de Cultura foi iniciado na Praça Juca Maneca. Os postes estão recebendo pinturas elaboradas pelos artistas plásticos Vinícius Ribeiro e Ênio Trindade, da cidade de Itapecerica, com inspiração em elementos religiosos, folclore e sítios arqueológicos.

Outros locais da cidade, como a Praça Tonico Rabelo, Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo também serão contemplados com o projeto.

O Município terá mais um atrativo para contemplação da arte e da beleza!

....Luanna Oliveira / Aryane Faria

Um olhar lúdico à face do desenvolvimento infantil. Foi com esse intuito que a Secretaria Municipal de Cultura por meio da Biblioteca Pública Municipal Professora Maria Machado Goulart esteve no CEMEI “Sinhá Natico” para apresentar A Hora do Conto, com a história Chapeuzinho Vermelho e a lobinha boa. A história é uma adaptação do livro Chapeuzinho Vermelho do jeito que o lobo contou.

Na adaptação todos os personagens são femininos: Lobinha – interpretada por Geovana Teixeira; Vovó – Vânia Ferreira; Chapeuzinho – Mariana Costa; a Caçadora - Renata de Paulo e a narradora do conto, Aryane Faria. O teatro foi realizado em parceria com o Cemei.

Ao invés de doces, Chapeuzinho leva frutas e o álcool em gel para a vovó. A caçadora ao invés de caçar animais, caçava frutas silvestres. Na adaptação todos os personagens são bons e velhos vizinhos e cada um usa o seu dom para ajudar o outro.

Moral da história: se cada um fizer a sua parte e com amor no coração, todos terão um mundo melhor para se viver.

O livro adaptado é de Maurício Veneza, texto de Mariana Costa e adaptação da bibliotecária Aryane Faria.

Os alunos ficaram encantados com essa grande história e lição de vida.

 

.....Ana Luiza Rabelo

No último sábado e domingo, 19 e 20 de fevereiro, estiveram no Município, equipe da ADD Turismo através do Instituto de Gestão Pública de Minas Gerais, com as profissionais da área de marketing Fernanda Souza Marques de Oliveira e Ágata Estela Honorato Ferreira e a turismóloga Marielly Silva Carneiro.

   O trabalho realizado pelas profissionais no Município se dá através da Secretaria Municipal de Cultura por meio do Circuito Grutas e Mar de Minas, o IGEPP (Instituto de Gestão e Política Públicas) que foi contemplada com o Projeto Reviva Turismo da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo - SECULT do Governo do Estado, onde o objetivo é investir em ações de marketing para divulgar e promover o potencial turístico de Minas Gerais.

   Doze municípios compõem o Circuito Turístico Grutas e Mar de Minas e Pains é um deles. O trabalho tem como objetivo principal desenvolver uma marca regional com as características de cada Município.

   No sábado, a equipe esteve no Espaço Mais Cultura onde realizaram entrevistas com o Prefeito Marco Aurélio Rabelo Gomes, a Secretária de Cultura Márcia Rabelo, o pároco Adelzires de Morais e painenses, onde puderam conhecer um pouco melhor sobre as demandas de atrativos turísticos e históricos do Município. O Prefeito Marco Aurélio agradeceu a presença das pesquisadoras e destacou “esse projeto é muito importante, para fomentar e desenvolver cada vez mais o turismo em nossa região”, ressaltou.

     No domingo, as pesquisadoras visitaram pontos importantes para o turismo da cidade.

 

A Secretaria Municipal de Cultura por meio do Circuito Grutas e Mar de Minas foi contemplada com o Projeto Reviva Turismo da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo - SECULT do Governo do Estado, onde o objetivo é investir em ações de marketing para divulgar e promover o potencial turístico de Minas Gerais.

O Instituto de Gestão Publica e Projetos - IGGEP, que tem como presidente Elisabeth Tavares, grande parceira da IGR Grutas e Mar de Minas, apresentou a posposta de fazer uma parceria, assim surgindo o Place Branding do Grutas e Mar de Minas, onde a gestora da IGR, Fernanda Cunha,começou o trabalho de elaboração do projeto e o mesmo foi enviado para o pleito e aprovado pela SECULT, no final de 2021.

Nesse projeto a equipe selecionada para fazer o trabalho nos 12 Municípios iniciou com força total o ano de 2022 para fazer um trabalho incrível nas cidades. Além de todo o diagnóstico turístico de cada cidade, elas terão sua marca, sua cara, e conseqüentemente, o IGR Grutas e Mar de Minas. Além de todo o place branding, teremos também um app que poderá ser baixado diretamente das lojas virtuais de aplicativo, e também um site com todas as informações institucionais e promocionais do nosso turismo regional.

Place Branding é a marca de um lugar, um termo baseado na ideia de que cidades, regiões podem se tornar “marcas" que criem conexões por meio de experiências vividas.

Pagina 1 de 13

logo png   Brasão de acordo com a Lei Corel png

Prefeitura de Pains

Praça Tonico Rabelo, 164 – Centro

Pains/MG

Fone: (37)3323-1285

CNPJ: 20.920.575/0001-30

Insc. Est. isenta

 

Redes Sociais